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dc.contributor.advisorOliveira, Lizete Dias dept_BR
dc.contributor.authorSchuster, Mariana Mignotpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-15T01:45:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77089pt_BR
dc.description.abstractO som e a imagem constroem a narrativa no cinema. Efeitos sonoros, diálogos, música e o silêncio ‐ junto com a imagem ‐ compõem e transmitem significado à obra cinematográfica na sua totalidade. Tendo como objeto de estudo o curta‐metragem De Lá pra Cá, do cineasta Frederico Pinto, o presente trabalho cartografa os sons que compõem sua trilha sonora e verifica seu papel na narrativa fílmica a partir do conceito de Paisagem Sonora, em duas de suas dimensões, a acústica e a Psicoacústica. Objetiva‐se perceber em que medida a Paisagem Sonora influencia dramática e narrativamente na obra cinematográfica. Metodologicamente, após cartografar o som do curta‐metragem De Lá Pra Cá, identificou‐se as Paisagens Sonoras existentes no filme e seus papéis na construção narrativa. A cartografia e a análise sonora das cenas decompõem os sons do filme em seus diferentes atributos, possibilitando sua compreensão em diversos níveis. A análise e posterior interpretação da cartografia sonora de De Lá pra Cá permitiram concluir que diferentes Paisagens Sonoras o constituem, havendo uma predominância das hi‐fi sendo em alguns momentos contrapostas pelas lo‐fi. A Paisagem Sonora dá ritmo, provoca emoções, evoca sentimentos, gera tensões, tendo um importante papel narrativo.pt_BR
dc.description.abstractThe sound and image build a narrative film. Sound effects, dialogue, music and silence ‐ along with the image ‐ compose and transmit meaning to film in its entirety. With the short film De Lá pra Cá, of the filmmaker Frederico Pinto, as object of study this work makes a map of the sounds that compose its soundtrack and verifies its role in film narrative based on the concept of Soundscape in two of its dimensions, acoustics and Psychoacoustics. The objective is to verify how the Soundscape influences the drama and narrative of the film. Methodologically, after mapping the sound of the short film De Lá pra Cá, we identified the existing Soundscapes in the film and their roles in narrative construction. The mapping and analysis decompose the sounds of the film in its different attributes, allowing its understanding on several levels. The analysis and subsequent interpretation of the mapping of sounds of the De Lá pra Cá film allowed to conclude that it’s made by different Soundscapes, with a predominance of hi‐fi,and at times opposed by the lo‐fi. The Soundscape gives rhythm, triggers emotions, evokes feelings, generates tensions, having an important narrative role.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicoacústicapt_BR
dc.subjectSoundscapeen
dc.subjectDe lá pra cá filmen
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectDe Lá pra Cá (Filme)pt_BR
dc.subjectAcousticen
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectPsychoacousticen
dc.subjectSoundtracken
dc.subjectCinemaen
dc.titleCartografia da paisagem sonora do curta-metragem De Lá pra Cápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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