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Efeitos da mudança de parâmetros na soldagem MAG CCC

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Efeitos da mudança de parâmetros na soldagem MAG CCC

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Título Efeitos da mudança de parâmetros na soldagem MAG CCC
Outro título Effects of parameters variation on MAG CSC welding
Autor Golob, Fernando
Orientador Gonzalez, Arnaldo Ruben
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] MAG CSC
[en] Penetration
[en] Welding parameters
Resumo A soldagem por Metal Active Gas Curto-Circuito Controlado (MAG-CCC) é um processo de soldagem relativamente novo que está sendo estudado para substituir outros processos de soldagem em chapas finas, como por exemplo, numa tubulação antiga de petróleo, com o objetivo de obter uma soldagem com maior velocidade e menor energia de soldagem. Este trabalho propõe um estudo dos parâmetros de soldagem e seus efeitos no cordão de solda do passe de raiz em junta sobreposta e posição 2F. Para sua realização, foram feitas experimentações variando uma série de parâmetros (Distância Bico de Contato Peça, Ângulo de Trabalho, Ângulo de Deslocamento, Frequência de Oscilação, Velocidade de Soldagem). Todos os dados dos parâmetros foram obtidos por sistemas de aquisição de dados computacionais e seus resultados analisados para a determinação de um conjunto otimizado de parâmetros. Foi notada uma grande diferença na diluição do material com a mudança dos parâmetros, principalmente com o ângulo de deslocamento que, para a velocidade de soldagem de 7,0 mm/s e a maior corrente na soldagem (R = +1), apresentou maior penetração com ângulo negativo do que com ângulo positivo, ao contrário do que indica a literatura. O processo MAG Curto-Circuito Controlado mostrou-se inadequado para realizar o passe de raiz em juntas sobrepostas na posição 2F, visto que as penetrações obtidas foram nulas.
Abstract The Metal Active Gas controlled short circuit (MAG-CSC) welding, is a new procedure on research to substitute other methods of welding in thin plates, for example, the pipelines of petrol transportation, with the objective of executing a welding with higher speed and lower welding energy. This work proposes a study on the welding parameters and their effects on the weld. For the realization of the work, a series of experiments, changing the parameters, was performed. All data was stored and analyzed on a digital system to get an optimized parameters group. One of the prime results is the penetration of the welding. All results are detailed in the paperwork.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77144
Arquivos Descrição Formato
000895358.pdf (1.099Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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