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Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias

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Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias

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Título Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
Outro título Analysis and sizing of a system of planetary gears
Autor Costa, Alter Durand da
Orientador Laranja, Rafael Antonio Comparsi
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Bend
[en] Efficiency
[en] Planetary gear
Resumo Este trabalho consiste da análise e levantamento dimensional de um sistema de engrenagens planetárias. O sistema em questão consiste de um trem de engrenagens misto (dentes retos, helicoidais e cônicos) epicíclico com três entradas e uma saída, com capacidade de variar a relação de transmissão. Para este objetivo foram executadas medições dos componentes e com elas foram empregados os métodos de calculo de tensão de flexão em dentes de engrenagens da AGMA (American Gear Manufacturers Association), que resultou em uma capacidade de torque de , o que corresponde a uma tensão admissível a flexão de na raiz do dente da engrenagem planetária mais solicitada e nos elementos produzidos em Technyl®. Realizaram-se também ensaios em uma bancada dinamométrica para levantamento das curvas de eficiência do sistema em três condições distintas. Sendo do ensaio 1 com 220 rpm na entrada e na saída, o ensaio 2 com 220 rpm na entrada, 67 rpm no motor auxiliar e 370 rpm na saída e o ensaio 3 com 220 rpm na entrada 160 rpm nos motores auxiliares e 220 rpm na saída. Com os resultados foram montados gráficos de desempenho versus carregamento e pôde-se estimar uma média das eficiências da ordem de 48%, 67% e 59% para cada uma das condições de ensaio respectivamente.
Abstract This work consists of dimensional analysis and survey of a planetary gear system. The system in question consists of a gear train mixed (spur, helical and conical) epicyclic with three inputs and one output, with the ability to vary the gear ratio. For this purpose measurements were performed with the components and they were employed methods of calculation of bending stress in gear teeth AGMA (American Gear Manufacturers Association), which resulted in a torque capacity of , which corresponds to an allowable stress flexion of in the tooth gear component most requested and the elements produced in Technyl®. Tests were also conducted on a bench dynamometric for lifting the efficiency curves of the system in three different test 1 with 220 rpm on input and output, test 2 with 220 rpm on input, 67 rpm on auxiliary drive and 370 rpm on output and finaly, test 3 with 220 rpm on input and 160 rpm on auxiliary drives and 220 rpm on output. With the results were mounted graphics performance versus loading and could estimate an average of the efficiencies of the order of 48%, 67% and 59% for each of the test conditions respectively.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77147
Arquivos Descrição Formato
000895374.pdf (907.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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