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dc.contributor.advisorLaranja, Rafael Antonio Comparsipt_BR
dc.contributor.authorCosta, Alter Durand dapt_BR
dc.date.accessioned2013-08-16T01:46:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77147pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste da análise e levantamento dimensional de um sistema de engrenagens planetárias. O sistema em questão consiste de um trem de engrenagens misto (dentes retos, helicoidais e cônicos) epicíclico com três entradas e uma saída, com capacidade de variar a relação de transmissão. Para este objetivo foram executadas medições dos componentes e com elas foram empregados os métodos de calculo de tensão de flexão em dentes de engrenagens da AGMA (American Gear Manufacturers Association), que resultou em uma capacidade de torque de , o que corresponde a uma tensão admissível a flexão de na raiz do dente da engrenagem planetária mais solicitada e nos elementos produzidos em Technyl®. Realizaram-se também ensaios em uma bancada dinamométrica para levantamento das curvas de eficiência do sistema em três condições distintas. Sendo do ensaio 1 com 220 rpm na entrada e na saída, o ensaio 2 com 220 rpm na entrada, 67 rpm no motor auxiliar e 370 rpm na saída e o ensaio 3 com 220 rpm na entrada 160 rpm nos motores auxiliares e 220 rpm na saída. Com os resultados foram montados gráficos de desempenho versus carregamento e pôde-se estimar uma média das eficiências da ordem de 48%, 67% e 59% para cada uma das condições de ensaio respectivamente.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of dimensional analysis and survey of a planetary gear system. The system in question consists of a gear train mixed (spur, helical and conical) epicyclic with three inputs and one output, with the ability to vary the gear ratio. For this purpose measurements were performed with the components and they were employed methods of calculation of bending stress in gear teeth AGMA (American Gear Manufacturers Association), which resulted in a torque capacity of , which corresponds to an allowable stress flexion of in the tooth gear component most requested and the elements produced in Technyl®. Tests were also conducted on a bench dynamometric for lifting the efficiency curves of the system in three different test 1 with 220 rpm on input and output, test 2 with 220 rpm on input, 67 rpm on auxiliary drive and 370 rpm on output and finaly, test 3 with 220 rpm on input and 160 rpm on auxiliary drives and 220 rpm on output. With the results were mounted graphics performance versus loading and could estimate an average of the efficiencies of the order of 48%, 67% and 59% for each of the test conditions respectively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectPlanetary gearen
dc.subjectBenden
dc.subjectEfficiencyen
dc.titleAnálise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetáriaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and sizing of a system of planetary gears en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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