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dc.contributor.advisorSchuch, Patricept_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Yasmine Massaro Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2013-08-16T01:46:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77159pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é, a partir da perspectiva antropológica, buscar compreender os sentidos do engajamento militante em um espaço de educação popular, através da análise de trajetórias de vida de militantes sociais. Este trabalho se delineou a partir de uma etnografia realizada no Instituto de Educação Josué de Castro (Veranópolis/RS), espaço ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. Entendendo-se este movimento como um espaço de resistência e a escola como lugar reivindicatório de um novo estatuto de saberes, pensa-se o processo de constituição do engajamento através da tensão entre a identidade Sem Terra, os projetos de vida e as redes de militância dos sujeitos pesquisados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngajamento políticopt_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.title"Sou Sem Terra, Sou Guerreiro" : estudo acerca da constituição do engajamento militante em um espaço de educação popular a partir das trajetórias de vida de militantes do MSTpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000894894pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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