Repositório Digital

A- A A+

Gestão de marcas nas mídias sociais digitais : as estratégias das marcas Spoleto e Gina

.

Gestão de marcas nas mídias sociais digitais : as estratégias das marcas Spoleto e Gina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de marcas nas mídias sociais digitais : as estratégias das marcas Spoleto e Gina
Autor Gomes, Carolina Santiago
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Gestão de marcas
Redes sociais
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de gestão de marcas adotadas pela empresa Gina, após a repercussão da fanpage Gina Indelicada no Facebook, e pela rede de franquias Spoleto após a publicação de um vídeo no Youtube satirizando o atendimento no ponto de vendas. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, produção de sentido e gestão de marcas dentro e fora das mídias sociais, como Perotto (2007), Sampaio (2002), Naranjo (2000), Jenkins (2009) e Terra (2010). Os procedimentos metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, compreenderam pesquisa documental na web, em busca de notícias, matérias publicadas em blogs, os sites das marcas analisadas, a fanpage Gina Indelicada no Facebook e o vídeo do canal Porta dos Fundos no Youtube satirizando o atendimento da Spoleto. Por fim, realizou-se análise exploratória das estratégias adotadas por cada empresa, buscando compreender como as marcas podem se beneficiar dos conteúdos publicados sobre elas nas mídias sociais sejam eles positivos ou negativos. Chegou-se à conclusão de que, conforme apontam alguns dados teóricos, as empresas que agem de maneira amigável e buscam parcerias com estes criadores de conteúdos, possuem maiores chances de obter retornos satisfatórios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77171
Arquivos Descrição Formato
000895505.pdf (1.412Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000895505.avi (94.28Mb) Vídeo Vídeo Visualizar/abrir
000895505-02.avi (25.10Mb) Vídeo Vídeo Visualizar/abrir
000895505-03.avi (36.26Mb) Vídeo Vídeo Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.