Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em marketing, comunicação e publicidade : um estudo de evidências empíricas em empressas gaúchas

.

Avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em marketing, comunicação e publicidade : um estudo de evidências empíricas em empressas gaúchas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em marketing, comunicação e publicidade : um estudo de evidências empíricas em empressas gaúchas
Autor Medeiros, Kesi Pando
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Marketing
Publicidade : Aspectos econômicos
Resumo O presente trabalho trata da avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em atividades relacionadas ao marketing, à comunicação e à publicidade. O objetivo é pesquisar como empresas que são os maiores anunciantes em publicidade com origem no Rio Grande do Sul, percebem a importância desse tipo de avaliação e como elas operacionalizam tal atividade. O embasamento teórico traz um panorama de conceitos pertinentes ao marketing, à comunicação e à publicidade, além de apontar como organizações costumam lidar com a avaliação nesses três níveis, quais são as metodologias indicadas para fazer esse tipo de avaliação e quais são os desafios comuns a essa atividade. A metodologia do estudo empírico é qualitativa através de entrevistas, guiadas por um roteiro semiestruturado, com profissionais capazes de relatar as práticas de retorno sobre investimentos em marketing, em comunicação e em publicidade nas empresas em que trabalham. A análise dos dados recolhidos indicou que as empresas costumam avaliar apenas as atividades que são consideradas estratégicas e importantes para a organização e também as ações que têm por objetivo promover aumento de receita em curto prazo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77187
Arquivos Descrição Formato
000895643.pdf (847.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.