Repositório Digital

A- A A+

A representação do herói no filme "3 idiotas"

.

A representação do herói no filme "3 idiotas"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A representação do herói no filme "3 idiotas"
Autor Nilsson, Bibiana
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Cinema indiano
Cultura indiana
Resumo O presente trabalho propõe analisar a representação do herói no filme “3 Idiotas” (3 Idiots, 2009), dirigido por Rajkumar Hirani, buscando investigar em que medida essa representação reforça ou rechaça valores típicos à cultura indiana. Buscamos contextualizar a Índia contemporânea e seus embates entre uma tradição milenar e uma modernidade recente, com base em uma pesquisa que contemplou a história da Índia Pré-Independência, a partir de textos de Florência Costa e Voltaire Schilling e uma apresentação da cultura indiana através de suas dimensões culturais, de acordo com a teoria proposta por Geert Hofstede. Também apresentamos um panorama da história e principais características do cinema indiano, com base em Franthiesco Balerini, Derek Bose, Ramachandra Guha, Edgar Morin, entre outros. Em seguida, apresentamos as definições de herói e anti-herói, e investigamos a representação tradicional do herói indiano, influenciado diretamente por textos épicos clássicos com Mahabharata e Ramayana, a partir de adaptações desses textos e com base nas obras de Joseph Campbell, Cristoph Vogel, Victor H. Brombert e Tejaswini Ganti. Posteriormente, através da análise da narrativa fílmica, analisamos a figura central da obra, problematizando sua representação com relação às questões culturais que são traduzidas pela narrativa cinematográfica em questão. Com base nessa análise, observa-se a ocorrência de características heroicas e anti-heroicas (sob contexto cultural indiano), que enriquecem a representação do protagonista, ao mesmo tempo em que suscitam entre os espectadores o debate a respeito de questões delicadas à sociedade indiana. Discute-se, ainda, de que forma essa combinação herói/anti-herói pode ter contribuído para os processos de identificação do público com o personagem e o próprio filme, refletindo os embates entre tradição e modernidade que marcam a transitoriedade pela qual vem passando a cultura indiana.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77192
Arquivos Descrição Formato
000895846.pdf (2.505Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.