Repositório Digital

A- A A+

Protagonismo estudantil : reflexões de uma jovem sanitarista

.

Protagonismo estudantil : reflexões de uma jovem sanitarista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Protagonismo estudantil : reflexões de uma jovem sanitarista
Autor Mello, Claudia de Cássia Silva
Orientador Matos, Izabella Barison
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Saúde Coletiva: Bacharelado.
Assunto Estudantes
Formação profissional
Porto Alegre (RS)
Relato de experiência
[en] Case studies
[en] Student leadership
[en] Vocational training
Resumo Nos quatro anos, de graduação em Análise de Políticas e Sistemas de Saúde- Bacharelado em Saúde Coletiva (APSS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), senti-me provocada a participar ativamente da construção do meu aprendizado, de modo que essa decisão me oportunizou a realização de itinerários em diversos cenários de prática e vivências. Tais caminhos me trouxeram riqueza e diversidade de vivências, as quais entendo que devem ser compartilhadas. Considerando o exposto, apresento meu itinerário no protagonismo estudantil na formação de sanitarista. Assim como busco discutir a potência de transformação do espaço ocupado na universidade e na sociedade. Desejo, ao fim, que estas reflexões suscitem indagações de interesse para discentes, docentes e profissionais da saúde coletiva. A pretensão é contribuir nas discussões acadêmicas acerca da necessidade de considerar o protagonismo do discente na sua formação, bem como manter e continuar criando propostas para uma formação em saúde contra-hegemônica, eticamente comprometida com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Abstract In the four years undergraduate degree in policy analysis and health systems- Bachelor of collective health (APSS), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), I felt provoked to participate actively in the construction of my learning, so that this decision made me the realization of itineraries in various practical scenarios and experiences. Such paths brought me wealth and diversity of experiences, which I believe should be shared. Considering the above, I present my itinerary in the student role in the formation of it. So as I discuss the power of transformation of space occupied in the University and in society. Desire, after which these reflections give rise to questions of interest to students, teachers and professionals in public health. The intention is to contribute in academic discussions about the need to consider the role of students in their training, as well as maintain and continue creating proposals to a counter-hegemonic health training and ethically committed to the principles and guidelines of the unified health system (SUS).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77196
Arquivos Descrição Formato
000895942.pdf (115.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.