Repositório Digital

A- A A+

Entre o jornalismo e a literatura : um estudo de Na pior em Paris e Londres, de George Orwell

.

Entre o jornalismo e a literatura : um estudo de Na pior em Paris e Londres, de George Orwell

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre o jornalismo e a literatura : um estudo de Na pior em Paris e Londres, de George Orwell
Autor Seferin, Carolina Timm
Orientador Strelow, Aline do Amaral Garcia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo literário
Orwell, George 1903-1950. Na pior em Paris e Londres
Resumo Esta monografia tem como objetivo refletir sobre os elementos jornalísticos e ficcionais que compõem a narrativa de Na pior em Paris e Londres, primeiro livro do escritor britânico George Orwell, que conta a sua experiência vivendo com os pobres e miseráveis no final dos anos 20. O presente trabalho se constrói com a intenção de contribuir para o estudo das relações entre a literatura e o jornalismo. Para isso, traz uma reflexão que busca apontar semelhanças e diferenças entre os dois gêneros, destacando manifestações que tumultuaram a fronteira entre eles, como o Realismo Social e o Jornalismo Literário (além do seu representante mais famoso, o Novo Jornalismo). Ao analisar a narrativa, o presente estudo foca a atenção na postura de George Orwell enquanto narrador-protagonista, sobretudo, em termos de apresentação da história e de construção das personagens. Para isso, tem como método a análise de narrativa, amparado principalmente em Motta e Reuter. Mesmo com a presença da ficção, a obra de Orwell tem aspectos jornalísticos marcantes que a aproximam do que hoje é conhecido por Jornalismo Literário, com destaque para a imersão radical do repórter na realidade a ser relatada. O estudo conclui que Na pior em Paris e Londres é uma narrativa híbrida e complexa, que se familiariza com o jornalismo e com a literatura, sem se enquadrar exclusivamente em nenhum gênero.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77213
Arquivos Descrição Formato
000895803.pdf (445.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.