Repositório Digital

A- A A+

O mistério noir do acontecimento : ensino de história e narrativa literária

.

O mistério noir do acontecimento : ensino de história e narrativa literária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O mistério noir do acontecimento : ensino de história e narrativa literária
Autor Marques, Diego Souza
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Filosofia da diferença
História
Literatura
Narrativa
Romance policial
[en] Detective novel
[en] Literary narrative
[en] Philosophy of difference
[en] Teaching history
Resumo O passado como um grande mistério. O professor de história como um investigador. Aquilo que se passou como um acontecimento, com Deleuze, a fissura em qualquer percepção que busca extrair um sentido dele mesmo. A narrativa literária como expressão de falar com os romances, e não sobre eles. A leitura e a escrita, simultaneamente, como procedimento de pesquisa. As tipologias históricas como composição de personagens. O problema de pesquisa que incita o drama. A presente dissertação busca produzir, na superfície da própria escrita, aquilo que propõe como tema. Por isso, a narrativa do ensino de história é expressa como um romance policial: as revisões bibliográficas como flashbacks, as problemáticas como reviravoltas e as conclusões como clímax (ou a espera por ele). Romance noir; onde a verdade é mais negociável e depende mais das paixões de quem a busca do que pelo comprometimento com o conhecimento; o acaso tem sua função; e um mistério leva a outro, e assim por diante. No assassinato que impulsiona a trama, não mais um fato, onde as perguntas do mistério de enigma seriam quem, como ou por que; mas sim o acontecimento, onde os efeitos se expandem pelo vazio deixado por ele.
Abstract The past as a great mystery. The history teacher as an investigator. What happened as an event, with Deleuze, the perception that any fissure in search extract a sense of himself. The literary narrative as an expression to speak to the novels, and not about them. Reading and writing simultaneously as a research procedure. The historical typologies as composite characters. The research problem that incites the drama. This dissertation seeks to produce, on the surface of the writing itself, what it proposes as theme. Therefore, the narrative of history teaching is expressed as a detective story: the literature reviews as flashbacks, problems such as turns and conclusions climax (or wait for it). Romance noir, where the truth is negotiable and depends more on the passions of those who search for their commitment to knowledge; chance has its function, and a mystery leads to another, and so on. In murder that drives the plot, not one more fact, which questions the mystery of who would riddle, how or why, but the event, where the effects expand the void left by him.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77234
Arquivos Descrição Formato
000896365.pdf (1.241Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.