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Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios

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Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios

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Título Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
Autor Assis, Maria Celina de
Orientador Santos, Simone Valdete dos
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação básica
Licenciatura
[en] Basic education
[en] Federal institutes
[en] Teaching degree programs
Resumo Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa compreensão, realizei minha produção de dados através de uma abordagem metodológica que acredito ser interativa, autoformativa e integradora – as Rodas de Conversa, tendo como locus o campus Bento Gonçalves e o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para me ajudar nessa compreensão, contei com os escritos de Lucília Machado, no entendimento da formação de professores no âmbito da Educação Profissional, Cecília Warschauer, no entendimento das concepções acerca do que se constitui a Roda de Conversa, Maurice Tardif, com o conceito de interação humana no contexto da escola, e Michel Foucault, na compreensão da importância da interação para reflexão e reconstrução do conhecimento no processo ensino aprendizagem; o contexto histórico, bem como o conceito de territorialidade cuja compreensão me foi possível a partir da Lei 11.892/2008 e do documento Institutos Federal: Concepções e Diretrizes e a Carta de Natal em busca da identidade. Neste estudo, a finalidade de se compreender a implantação das Licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz uma reflexão de que, sobretudo, devemos repensar as Licenciaturas não só no contexto da Educação Profissional, mas também nas instituições que tradicionalmente fazem a construção desses saberes. Foi possível concluir que as políticas de formação de professores ainda necessitam de qualificada infraestrutura e que as relações com concepções de interação e interdisciplinares, a desfragmentação da organização curricular, ainda com o privilégio das disciplinas, compõem dificuldades na formação de professores.
Abstract My reflection on this analysis lies in the field of Bachelor´s teaching degrees, aiming to discuss the BA´s in Federal Institutes of Education, Science and Technology with relation to their implementation, results and challenges. For a better understanding, two approaches for data collection were chosen: a methodological approach that I believe to be interactive, self-reflective, and integrating - the Circles of Conversation and interviews with school directors and pedagogical coordinators, in two different schools: Campus Bento Gonçalves and Campus Porto Alegre of the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Sul. In order to help me understand the context I have relied on the writings of Lucília Machado about teacher training within. Vocational Education, Cecilia Warschauer and her conceptions about the methodology of Conversation Circles, Maurice Tardif with the concept of human interaction within the school context and on the importance of interaction for the reflection and reconstruction of knowledge in the teaching learning process by Michel Foucault; the historical context as well as the concept of territoriality in the Law 11.892/2008 and in the document Federal Institutes: Concepts and Guidelines. In this study, the objective of understanding the implementation of Bachelor´s teaching degree programs in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education poses a reflection, especially that these programs should be revised not only in the context of professional education, but also in institutions that traditionally offer them. An important document should be mentioned here, the Letter of Natal, written during the National Forum on Bachelor´s teaching degree programs in Federal Institutes, which contains the recommendations of the participants with regard to management, infrastructure, teacher training and pedagogical issues required for offering such BA courses at the Federal Institutes, a still recurrent and guiding theme for the construction of the their identity.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77238
Arquivos Descrição Formato
000895297.pdf (1.255Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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