Repositório Digital

A- A A+

Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros

.

Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
Autor Santos, Gilberto Silva dos
Orientador Oliveira, Helena Dória Lucas de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Matematica
Números inteiros
Resumo Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77249
Arquivos Descrição Formato
000895755.pdf (505.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.