Repositório Digital

A- A A+

Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas

.

Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas
Autor Lima, Fernanda de Abreu
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Analise combinatoria
Ensino : Matematica
Raciocinio : Matematica
Raciocínio lógico
Resolução de problemas
[en] Combinatorial analysis
[en] Combinatorial thinking
[en] Logical thinking
[en] Problem solving
Resumo Ao considerarmos a importância do raciocínio combinatório para a evolução do pensamento formal do aluno, buscamos uma teoria que permitisse ao aluno maiores possibilidades de desenvolver este raciocínio. Deste modo nos identificamos com o método de ensino através da resolução de problemas proposto por George Pólya (1995) e então planejamos uma prática de ensino focada no desenvolvimento do raciocínio combinatório a partir de problemas extraídos dos bancos de questões e de provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, cuja exigência em termos de conteúdo fosse a utilização do principio fundamental da contagem. Neste trabalho buscamos justificar a importância dada ao desenvolvimento do raciocínio combinatório, relacionando prática e teoria, a partir da análise dos dados advindos da prática, buscando compreender a maneira como o aluno interage com a resolução de problemas e verificando as possíveis evoluções apresentadas através da prática.
Abstract As we consider the importance of logical thinking to the evolution of formal thought the student, we seek a theory that allows the student more likely to develop this reasoning. Thus we identify with the method of teaching through problem solving proposed by George Polya (1995) and then plan teaching practice focused on the development of logical thinking from problems extracted from the banks of issues and evidence for the Olympics Brazilian mathematics Public Schools, whose demand in terms of content were using the fundamental principle of counting. In this work we justify the importance given to the development of logical thinking, linking theory and practice, from the analysis of data coming from practice, trying to understand how the student interacts with the troubleshooting and checking the possible evolutions presented through practice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77251
Arquivos Descrição Formato
000895773.pdf (2.798Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.