Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorLima, Fernanda de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77251pt_BR
dc.description.abstractAo considerarmos a importância do raciocínio combinatório para a evolução do pensamento formal do aluno, buscamos uma teoria que permitisse ao aluno maiores possibilidades de desenvolver este raciocínio. Deste modo nos identificamos com o método de ensino através da resolução de problemas proposto por George Pólya (1995) e então planejamos uma prática de ensino focada no desenvolvimento do raciocínio combinatório a partir de problemas extraídos dos bancos de questões e de provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, cuja exigência em termos de conteúdo fosse a utilização do principio fundamental da contagem. Neste trabalho buscamos justificar a importância dada ao desenvolvimento do raciocínio combinatório, relacionando prática e teoria, a partir da análise dos dados advindos da prática, buscando compreender a maneira como o aluno interage com a resolução de problemas e verificando as possíveis evoluções apresentadas através da prática.pt
dc.description.abstractAs we consider the importance of logical thinking to the evolution of formal thought the student, we seek a theory that allows the student more likely to develop this reasoning. Thus we identify with the method of teaching through problem solving proposed by George Polya (1995) and then plan teaching practice focused on the development of logical thinking from problems extracted from the banks of issues and evidence for the Olympics Brazilian mathematics Public Schools, whose demand in terms of content were using the fundamental principle of counting. In this work we justify the importance given to the development of logical thinking, linking theory and practice, from the analysis of data coming from practice, trying to understand how the student interacts with the troubleshooting and checking the possible evolutions presented through practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectCombinatorial analysisen
dc.subjectCombinatorial thinkingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectLogical thinkingen
dc.subjectRaciocinio : Matematicapt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.titleAnálise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895773pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples