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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Andressa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77253pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a teaching proposal for the introduction of elementary algebra in the middle school which aims the students' understanding of the necessity of algebraic language using, initially, the native language. We developed this proposal after a theoretical study about the existent approaches between the native language and mathematics, about the most frequent difficulties among students and about the historical evolution of algebraic notation. For a better understanding of the issue, we also defined what we’ll call as teaching, communication, speech, language, algebra, algebraic thinking and algebraic language. The motivation to write about this subject arose because we believe that algebraic language, which is used by the teacher in elementary and high school, may be incomprehensible to the students, and algebra may be like a useless content to them. Assuming that these conditions may be coming from a lack of understanding of algebra practical applications and from the reason of using letters in mathematics, the teaching proposal presented here seeks to use the students’ native language in solutions for problem-situations to show them the necessity of algebra and of algebraic language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectElementary algebraen
dc.subjectAlgebra elementarpt_BR
dc.subjectElementary and high schoolen
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectAlgebraic languageen
dc.subjectNative languageen
dc.titleÁlgebra elementar : do verbal ao simbólicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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