Repositório Digital

A- A A+

Adultos maduros e idosos na escola : depoimentos de educadores

.

Adultos maduros e idosos na escola : depoimentos de educadores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adultos maduros e idosos na escola : depoimentos de educadores
Autor Tavares, Anne Marina Correa
Orientador Doll, Johannes
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Envelhecimento
Idoso
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz uma reflexão a cerca do espaço social da escola na educação de adultos maduros e idosos, a partir das vivências de educadores. Essa pesquisa foi motivada pela minha experiência de estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de alfabetização (totalidade 1) composta majoritariamente por idosos. (, no CMET Paulo Freire neste Município.) O processo de envelhecimento no campo da educação é uma questão que carece de estudos e discussões, uma vez que ele é inerente ao ser humano. Além disso, o aumento do envelhecimento populacional leva a sociedade a repensar novas formas de significação e de se viver esse envelhecimento. Nesse sentido esta pesquisa traz uma reflexão sobre a dicotomia idoso-escola, uma vez que este é um grupo cada vez mais significativo e que socialmente pare não combinar. Partindo do olhar de educadores, se propõe a discutir sobre os desafios apresentados nessa prática, bem como se pensar sobre o significado da escola para estes adultos maduros e idosos. A metodologia adotada nessa pesquisa é a abordagem qualitativa, que inclui a revisão teórica do campo da educação e envelhecimento bem como estudos sobre as redes de relações sociais da velhice. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três educadoras experientes na educação de adultos maduros e idosos. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. As reflexões apresentadas neste trabalho buscam outras maneiras de se pensar a educação para a velhice, bem como pensar o campo da educação se configurando como mais uma das redes de relações sociais para estes sujeitos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77254
Arquivos Descrição Formato
000895796.pdf (613.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.