Repositório Digital

A- A A+

Leitura do jornal, leitura do mundo : reflexões sobre uma prática de letramento numa turma de alfabetização de jovens e adultos

.

Leitura do jornal, leitura do mundo : reflexões sobre uma prática de letramento numa turma de alfabetização de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leitura do jornal, leitura do mundo : reflexões sobre uma prática de letramento numa turma de alfabetização de jovens e adultos
Autor Fagundes, Bruna da Cunha
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Jornal
Leitura
Letramento
Resumo O presente Trabalho de Conclusão tem por objetivo pesquisar como um projeto escolar envolvendo o uso do jornal contribui para a apropriação da língua escrita, a reflexão critica de mundo e as práticas de letramento dos alunos de uma turma de alfabetização de jovens e adultos (EJA). Essa inquietação teve início na experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A pesquisa de abordagem qualitativa concentrou-se na análise do Diário de Classe, produzido durante o estágio, e do Diário de Campo, produzido em observações participantes. Estes dados foram divididos em três categorias de estudo: a aquisição da língua escrita, focada nas estratégias de leitura descritas por Braggio (1992) e nos estudos de Oliveira sobre cultura e modos de pensamento (1993, 2007); a leitura crítica do mundo, fundamentada em Freire e em autores da teoria crítica; e o letramento nos estudos de Street (2010), Soares (2009), Kleimann (2012), Tfouni (1995). As análises indicam que o trabalho pedagógico com o jornal pode ser um instrumento muito significativo para aquisição da língua escrita em si e para o empoderamento dos sujeitos, posto que une a leitura do mundo à leitura da palavra. O uso deste recurso na EJA permite romper um ciclo de exclusão vivenciado por sujeitos não alfabetizados e encorajá-los à leitura crítica da realidade e à novas práticas sociais de leitura e escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77255
Arquivos Descrição Formato
000895807.pdf (526.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.