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Interfaces entre sujeitos da ambientoterapia, psicopedagogia e inclusão escolar : horizontes possíveis

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Interfaces entre sujeitos da ambientoterapia, psicopedagogia e inclusão escolar : horizontes possíveis

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Título Interfaces entre sujeitos da ambientoterapia, psicopedagogia e inclusão escolar : horizontes possíveis
Autor Soares, Carolina Coelho Russell
Orientador Gai, Daniele Noal
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Inclusão escolar
Psicopedagogia
[fr] Ambientothérapie
[fr] Education inclusive
[fr] Psycopedagogie
Resumo Essa pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de sujeitos da ambientoterapia acerca da inclusão escolar. A partir desses dados, refletiu-se algumas alternativas possíveis de intervenção do psicopedagogo no apoio a esse processo. Foram utilizados referenciais psicopedagógicos, psicanalíticos e da educação inclusiva, ancorados em estudos de Kupfer e Fernández, entre outros. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado na ambientoterapia da Comunidade Terapêutica D.W.Winnicott, em Porto Alegre/RS, através de entrevista semiestruturada, análise documental de prontuários e observação de três adolescentes matriculados no ensino regular. As perguntas versaram sobre histórico escolar e suas percepções acerca de docentes, colegas, aprendizagens, ambiente escolar e outros atendimentos. As análises inferem que os sentimentos são ambivalentes quando se trata da escola, pois é um lugar onde se percebem como sujeitos sociais, apesar de reconhecerem outros espaços também como de aprendizagem. Concluiu-se que ir para a escola comum é terapêutico para os pais, cujos filhos passam a ter um lugar social em que são reconhecidos como crianças; para os colegas e professores, que passam a respeitar o outro e a considerar as diferenças no processo de ensino e aprendizagem. Para os sujeitos desta pesquisa, esse espaço amplia a circulação social, o repertório cognitivo e linguístico e contribui para o sentimento de pertença.
Résumé Cette recherche a eu par but annalyser les conceptions de sujets de l’ambientothérapie en ce que concerne l’inclusion scolaire. D’après ces dés quelques alternatives possibles d’intervenction du psycopédagogue se sont manifestés. Elles sont été utilisées des diverses refférences psycopédagogiques, psycanalytiques et de l’éducacion inclusive, fondés dans les études de Kupfer et de Fernández, parmi d’autres. L’étude qualitatif a été fait dans l’ambientothérapie de la Comunidade Terapêutica D.W.Winnicott, à Porto Alegre, RS par une interwiw semi-structurée, une annalyse des documents de pronctuaires et une observation de trois adolescents qui sont dans une école enseignement régulier. Les questions ont concerné les disciplines de l’école et ses perceptions sur les professeurs, les copains, les aprrendissages, l’ambience scolaire et d’autres. Les annalyses démontrent que les sentiments sont ambigues quand il s’agit de l’école, parce que c’est une place ou ils s’apperçoivent tels que des sujets sociaux, même s’ils reconnaissent d’autres spaces d’apprentissage. Conclusion : c’est thérapeutique pour les parents d’aller à l’école normale, puisque ses enfants occuppent une place sociale où ils sont reconnus tels qu’enfants par des copains et des profs. Ils viennent de respecter l’autre et à considérer les différences dans le processus d’enseignance et d’apprentissage. Pour les sujets de cette recherche ce space alargisse la circulation sociale, la congnition et linguistique et somme pour le sentiment de possession.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77256
Arquivos Descrição Formato
000895822.pdf (381.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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