Repositório Digital

A- A A+

Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado

.

Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado
Autor Rocha, Fabiana de Miranda
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Ensino fundamental
História em quadrinhos
Informática na educação
Letramento
Resumo O presente trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com o uso de histórias em quadrinhos impressas e o uso do software HagáQuê, para a criação de histórias por alunos de uma turma de 2º ano de uma escola estadual da zona sul de Porto Alegre/RS. O objetivo é analisar a prática pedagógica envolvendo a produção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado a fim de refletir sobre a potencialidade do uso dos recursos de laboratórios de informática para qualificar e significar a alfabetização e letramento. As principais referências à luz das quais realizamos a análise, tratam dos conceitos de alfabetização e letramento, aprendizagem significativa, desenvolvimento da criança e tecnologia, pelos autores Soares, Ausubel, Vigotsky e Moran, respectivamente. Os recursos metodológicos para o levantamento de dados foram: a) observação em sala de relatos de histórias lidas em material impresso; b) observação de leituras na tela do computador; c) coleta de histórias em quadrinhos produzidas no software HagáQuê. Pela análise realizada, constatou-se que as crianças estão em diferentes níveis de desenvolvimento e que a construção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado pode propiciar uma ocasião de expressão das ideias próprias de cada aluno, o que dá significado às produções e proporcionam um sentimento de satisfação com o material de sua autoria.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77258
Arquivos Descrição Formato
000895839.pdf (1.220Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.