Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental

.

Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
Autor Leite, Diego de Freitas
Orientador Hoppen, Carlos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Analise combinatoria
Ensino : Matematica
Ensino fundamental
[en] Combinatorics
[en] Elementary counting
[en] Elementary school
Resumo Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.
Abstract This work investigates the possibility of introducing Combinatorics to ninth-year students. The activities have been devised with the intention of confronting the student with different combinatorial situations. To this end, we shall introduce several resolution strategies, starting with lists of possibilities and direct counting, from which the main counting principles may be deduced. The activities were implemented with a group of ten students in a public school of the State School System located in the neighborhood of Ruben Berta in Porto Alegre. The analysis of the research is based on Didactic Engineering. The results of this practice suggest that the activities contributed positively to the development, by the students, of combinatorial strategies in problem solving.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77259
Arquivos Descrição Formato
000895786.pdf (4.857Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.