Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoppen, Carlospt_BR
dc.contributor.authorLeite, Diego de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77259pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.pt
dc.description.abstractThis work investigates the possibility of introducing Combinatorics to ninth-year students. The activities have been devised with the intention of confronting the student with different combinatorial situations. To this end, we shall introduce several resolution strategies, starting with lists of possibilities and direct counting, from which the main counting principles may be deduced. The activities were implemented with a group of ten students in a public school of the State School System located in the neighborhood of Ruben Berta in Porto Alegre. The analysis of the research is based on Didactic Engineering. The results of this practice suggest that the activities contributed positively to the development, by the students, of combinatorial strategies in problem solving.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatoricsen
dc.subjectElementary countingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleUma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples