Repositório Digital

A- A A+

Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas

.

Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
Autor Martinelli, Diego da Silva Pinto
Orientador Fioreze, Leandra Anversa
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Engenharia didática
Geometria analítica
representação semiotica
[en] Analytic geometry
[en] Didatic engineering
[en] Semiotic representation registers
[en] Winplot
Resumo Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de geometria analítica em ambientes informatizados. Objetivou-se articular as representações algébricas e geométricas utilizando o software winplot, bem como uma conexão entre a Geometria Analítica e a Geometria Espacial (sólidos de revolução) para a elaboração das atividades. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que procura articular pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura de trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. No que se refere às conclusões da experimentação, verificou-se que o ensino de matemática com o uso de tecnologias é válido para auxiliar os alunos na aprendizagem da geometria analítica, de modo a articular as representações geométricas e algébricas.
Abstract In this work the research and creation of a didactic proposal for the teaching of analytic geometry in computerized environments. Aimed to articulate the algebraic and geometric representations using the software winplot as well as a connection between the Analytic Geometry and Spatial Geometry (solid of revolution) for the preparation of activities. The research was conducted with students of the third year of high school, in a public school in Porto Alegre. We used a research methodology Didactic Engineering, which seeks to articulate research and didactic action, and provide an organization structure work. The sequence of activities was prepared in accordance with the theory of records Representation Semiotics Raymond Duval. With regard to the conclusions of the trial, it was found that the teaching of mathematics with the use of technologies is valid to assist students in learning of analytic geometry, in order to articulate the geometric and algebraic representations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77260
Arquivos Descrição Formato
000895933.pdf (4.371Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.