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Interação gestual em jogos educativos utilizando o sensor de movimentos Kinect

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Interação gestual em jogos educativos utilizando o sensor de movimentos Kinect

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Título Interação gestual em jogos educativos utilizando o sensor de movimentos Kinect
Outro título Gestural interaction in educational games using the Kinect motion sensor
Autor Guerra, Lucas Lippert Iochpe Reichmann
Orientador Nedel, Luciana Porcher
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Processamento : Imagem
Relacao homem-maquina
[en] Early childhood education
[en] Educational electronic games
[en] Kinect
[en] Video games
Resumo Neste trabalho é proposto um meio de interação gestual aplicável ao sensor de movimentos Kinect para ser utilizado por um jogo eletrônico educativo que foca o ensino da mistura de cores (utilizando o modelo subtrativo) para o público infantil. Os gestos estudados tem como objetivo otimizar o controle da movimentação de um objeto no interior de uma superfície tubular de forma a tornar o mais intuitivo possível (e sem oferecer limitações) a seleção de outros objetos presentes nessa estrutura. O método de ensino do jogo também é estudado para um aprendizado mais produtivo. Para a contextualização da proposta, também são apresentados: trabalhos relacionados aos temas propostos (jogos utilizando o Kinect e jogos eletrônicos educativos), etapas do desenvolvimento do jogo e sua arquitetura final, assim como experimentos com usuários a fim de provar sua usabilidade. Embora não tenha sido possível provar a eficácia no método de ensino aplicado, o jogo demonstrou ser envolvente e adequado para o público infantil.
Abstract In this work we propose an interaction technique based on gestures to be used in an educational electronic game. The game focus is to teach the mix of colors (using the subtractive color model) to children. Interaction is provided using Microsoft Kinect motion sensor. The gestures proposed aim to optimize the control of the movement of two objects that move around a tubular surface. The interactive solution was conceived to be as intuitive as possible (and without any movement limitation). The teaching method used in the game is also studied, with the objective to improve learning productiveness. In order to contextualize the proposal, this text also presents: related works on the themes proposed (games making use of Kinect and educational video games); the stages of our game development and its final architecture; and also the experiments with users we have conducted in order to verify its usability. Although it was not possible to prove the effectiveness of the teaching method applied, the game proved to be engaging and appropriate for children.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77274
Arquivos Descrição Formato
000896275.pdf (26.28Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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