Repositório Digital

A- A A+

Infâncias à venda : sobre os modos de constituir a imagem da criança em propagandas

.

Infâncias à venda : sobre os modos de constituir a imagem da criança em propagandas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Infâncias à venda : sobre os modos de constituir a imagem da criança em propagandas
Autor Bassols, Caroline Bastiani de Freitas
Orientador Marcello, Fabiana de Amorim
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Consumo
Infância
Resumo A presente pesquisa procura problematizar questões relacionadas à infância contemporânea, com ênfase em uma aproximação entre publicidade, televisão, infância e consumo. Sob a ótica dos Estudos Culturais, tem-se como objetivo principal compreender de que forma as crianças são representadas em anúncios publicitários na televisão brasileira, veiculados no período de 14 de abril a 05 de junho de 2013. Para dar conta deste objetivo, foram analisadas 10 propagandas, divididas em dois grupos: aquelas que têm o adulto como público alvo e aquelas que têm a criança como público alvo. Neste sentido, pergunta-se: de que modos a figura da infância é vista como estratégia para vender produtos? São desenvolvidos no trabalho, a partir de autores como Bauman (2008), Costa (2009), Momo (2007), os conceitos de infância, pedagogias culturais e consumo – entendendo-os aqui não como conceitos isolados, mas como elementos que marcam de maneira indelével a produção da infância contemporânea. A partir do trabalho de Deporte (2011), buscou-se construir três categorias de análise, as quais apontam para: 1) o modo como a criança emerge hoje comodificada, ou seja, como elemento da cultura transformado em mercadoria; 2) para as formas pelas quais as propagandas, mais do que venderem produtos, acabam por participar na construção de uma infância para o consumo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77276
Arquivos Descrição Formato
000895823.pdf (259.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.