Repositório Digital

A- A A+

Sentidos da escola para jovens e adultos surdos

.

Sentidos da escola para jovens e adultos surdos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sentidos da escola para jovens e adultos surdos
Autor Brum, Simone de
Orientador Thoma, Adriana da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Comunidade
Cultura
Educação de jovens e adultos
Surdo
Resumo Nesse trabalho, busco entender e problematizar alguns sentidos da escola para determinados jovens e adultos surdos, bem como conhecer aspectos da cultura e da comunidade surda. No decorrer da Graduação de Pedagogia, tive experiências que me questionaram em relação a essa temática, e por isso tento entender os sentidos que levam este grupo social a retomar os estudos. Tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunos surdos de turmas T2, T3 e T4 de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola de Porto Alegre e análise das respostas obtidas, desenvolvi este trabalho. Utilizei Zigmund Bauman (2001) para sustentar a compreensão adotada sobre o conceito de comunidade, e pesquisadores do campo dos Estudos Surdos, como Adriana da Silva Thoma (2011), Maura Corcini Lopes (2007) e Liliane Ferrari Giordani (2003) e Anie Pereira Goularte Gomes (2011) para pensar sobre as noções de Comunidade e Cultura Surda. Os sentidos da escola para os entrevistados apontam para a busca de seus semelhantes, querendo participar e aprender a ler, escrever, sinalizar entre outros. Concluo então que o sentido principal do retorno à escola refere-se ao compartilhamento da cultura surda, embora outros sentidos comuns ao público da EJA, também tenham sido identificados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77284
Arquivos Descrição Formato
000895896.pdf (211.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.