Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Priscila Goulart dospt_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:46:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77292pt_BR
dc.description.abstractEste estudo resulta da vivência enquanto graduanda em Pedagogia e membro do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação - DAFE - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2010 a 2013. Compreendo a Faculdade como um espaço ideologizado e burocrático que objetiva manter a lógica dominante na sociedade (ordem do capital). Nela predominam as relações aluno x professor na forma bancária. Procuro entender o sentido e o lugar do Diretório na Faculdade e na Universidade. Na caminhada teórica autores suleadores como FREIRE e FLORESTAN FERNANDES foram tematizados. A fim de obter informações que viessem dar suporte às análises, foi construído um questionário eletrônico, encaminhado a estudantes, a professores, bem como, aos membros da atual gestão do Diretório. Na pesquisa destaco três aspectos: a aparente ‘alienação’ dos membros que compõem a atual gestão; as narrativas dos docentes que parecem desconsiderar o aluno como um sujeito adulto, ativo e criativo, a concepção dos discentes que não compreendem as razões, o papel, as funções, e ao sentido da existência de um Diretório Acadêmico como parte da formação discente. Concluo que docentes, discentes e membros tendem a não o ver como um espaço de formação política, percebendo-o como local burocratizado ou apenas de entretenimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleDiretório Acadêmico da Faculdade de Educação – DAFE para quê?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895669pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples