Repositório Digital

A- A A+

Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério

.

Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
Autor Spies, Joseane
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Discurso
Identidade
Professor
Resumo O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77294
Arquivos Descrição Formato
000895683.pdf (958.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.