Repositório Digital

A- A A+

Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens

.

Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
Autor Brum, Jéssica
Orientador Fortuna, Tânia Ramos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Ludicidade
Prática pedagógica
Professor
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77295
Arquivos Descrição Formato
000895843.pdf (303.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.