Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de professores alfabetizadoras que utilizam livros de literatura infantil nas suas práticas em análise

.

Estratégias de professores alfabetizadoras que utilizam livros de literatura infantil nas suas práticas em análise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de professores alfabetizadoras que utilizam livros de literatura infantil nas suas práticas em análise
Autor Carvalho, Mônica Rozales de
Orientador Trindade, Iole Maria Faviero
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Letramento
Literatura infantil
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso de graduação realiza uma reflexão com relação às práticas de professoras que atuam em turmas de alfabetização e utilizam livros de literatura infantil como recurso didático. Tal trabalho se vale de autores como: Geraldi (2006), com relação às práticas de leitura, Soares (2004), com relação aos estudos sobre letramento, e Silveira (1998),quanto aos estudos literários. A pesquisa se enquadra do campo dos estudos Culturais. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso com elementos de cunho etnográfico, através da utilização de questionários. Os sujeitos pesquisados foram cinco alfabetizadoras de duas escolas de uma rede pública de ensino e de uma escola municipal, estando ambas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, sendo os dados produzidos confrontados com a minha própria prática docente. A partir do material empírico foi possível evidenciar que: a) o período de formação das alfabetizadoras pesquisadas influenciou na articulação entre os livros de literatura infantil e as atividades didátic propostas, sendo os livros utilizados evidentemente como fruição e b) a minha própria prática docente fez uso dessa estratégia, como também da de pretexto e leitura como busca de informação, sendo essa segunda localizada nas outras práticas, mas com menor intensidade, tanto nas atividades voltadas para a aquisição do sistema de escrita – alfabetização – quanto nas relacionadas a seu uso – letramento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77298
Arquivos Descrição Formato
000895883.pdf (876.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.