Repositório Digital

A- A A+

“Caprichem nas folhinhas” : a infantilização das práticas pedagógicas e a docência da EJA

.

“Caprichem nas folhinhas” : a infantilização das práticas pedagógicas e a docência da EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Caprichem nas folhinhas” : a infantilização das práticas pedagógicas e a docência da EJA
Autor Réus, Márjori Béz
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho problematiza a infantilização das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva tratar dos argumentos que justificam sua manutenção na escola. Propomos uma reflexão sobre a docência na EJA e as implicações da infantilização no processo de escolarização dos estudantes. As leituras que contribuíram para o aprimoramento dessa discussão estão nas abordagens de: Freire (2002), Ribeiro (2001), Oliveira (2001), Di Pierro (2001) e Joia (2001). De cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada a partir da observação participante em uma turma de EJA, dos diálogos com a professora regente, além de uma leitura atenta do Diário de Campo do estágio curricular do 7º semestre, em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a qual retornei para a realização desta pesquisa. As análises desenvolveram-se sob três eixos: a inadequação dos materiais, a falta de aprofundamento das temáticas abordadas em aula e a formação dos professores como oportunidade de reflexão sobre a prática pedagógica. Pensamos que o processo de escolarização está regulamentado de tal maneira que impossibilita compreender o que significa o currículo próprio da EJA, e por isso, alguns docentes, reproduzem as mesmas atividades propostas às crianças aos estudantes jovens e adultos. Concluímos que pode haver certo temor docente pela abordagem pedagógica com materiais diferenciados que aparentem alguma fuga ao que já está regulamentado como sendo escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77300
Arquivos Descrição Formato
000895686.pdf (1.922Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.