Repositório Digital

A- A A+

Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a

.

Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
Autor Machado, Tainara Fernandes
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação
Professor
Resumo Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77302
Arquivos Descrição Formato
000896104.pdf (193.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.