Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorGrande, Tássia Priscila Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:47:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77303pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é analisar possibilidades de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Planeta Rooda 2.0 por professores do ensino fundamental com foco no desenvolvimento de projetos voltados a alunos que apresentam “dificuldades de aprendizagem”. Foram levantados aspectos referentes ao uso das Tecnologias da Informação nas escolas, assim como no cotidiano das crianças, especialmente, as que apresentam dificuldades de aprendizagens relacionadas à, principalmente, leitura e oralidade. É apresentado o AVA Planeta Rooda 2.0 e suas possibilidades no que se refere ao apoio as práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foi realizado um curso de extensão de 30 horas, voltado a professores do ensino Fundamental e alunos da Licenciatura, no total de oito participantes. As aulas ocorreram no Laboratório de Informática do Ensino Superior, na Faculdade de Educação da UFRGS. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a partir de um grupo focal (coleta de dados). O Planeta Rooda 2.02.0 foi apresentado aos participantes no decorrer das aulas. Neste contexto houve a proposta de elaboração de projetos no ambiente, que atendessem as necessidades de alunos com dificuldade de aprendizagem. Através da análise de dados foi possível inferir que os professores podem elaborar projetos através do AVA Planeta Rooda 2.0 destinados a alunos com dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze possibilities of using the virtual learning environment (VLE) Planet ROODA 2.0 by elementary school teachers focusing on the development of projects directed to students who have "learning difficulties". Aspects were listed related to the use of information technologies in schools, as well as in the daily lives of children, especially those with learning difficulties related mainly to reading and speaking skills. VLE Planet ROODA 2.0 is presented and its possibilities in relation to support pedagogical practices is displayed. For data collection we performed a 30 hours extension course, geared to elementary school teachers and graduation students totalizing eight participants. Classes took place at the Laboratory of Informatics of Higher Education, in the Faculty of Education at UFRGS. The methodology used was a research of qualitative approach as study of the case, from a focus group (data collection). Planet ROODA 2.02.0 was presented to participants during the classes. In this context there was a proposal to develop projects on the environment, which meet the needs of students with learning difficulties. Through data analysis it was possible to infer that teachers can develop projects through VLE Planet ROODA 2.0 designed for students with learning difficulties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer in educationen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.titlePlaneta Rooda 2.0 : desenvolvimento de projetos voltados a alunos com dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000896131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples