Repositório Digital

A- A A+

Ferramenta de etiquetação de vídeos para o padrão brasileiro de objetos de aprendizagem

.

Ferramenta de etiquetação de vídeos para o padrão brasileiro de objetos de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ferramenta de etiquetação de vídeos para o padrão brasileiro de objetos de aprendizagem
Autor Zembrzuski, Rodrigo Claro
Orientador Galante, Renata de Matos
Co-orientador Rossi, Luiz Henrique Longhi
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Banco : Dados orientados : Objetos
Recuperacao : Informacao
Resumo Existem diversos repositórios educacionais, que são utilizados para catalogação e busca de objetos de aprendizagem, que podem se apresentar em diversas formas, como textos ou vídeos. Esse trabalho consiste na proposta e implementação de uma ferramenta para segmentação de vídeos educacionais. Uma deficiência comum aos repositórios educacionais é o suporte que se dá à catalogação de objetos multimídia, embora existam padrões de metadados que possuem suporte à segmentação de vídeo. Essa carência se deve ao fato de não existirem interfaces adequadas para que esse recurso seja utilizado. A proposta do trabalho é o estudo e o desenvolvimento de uma ferramenta com interface de boa usabilidade que permita ao usuário a aplicação de etiquetas semânticas a segmentos de vídeo, utilizando o suporte dado pelo padrão OBAA. Para isso, é feito um estudo sobre os metadados oferecidos por esse padrão e um estudo sobre a forma de interação com dados multimídia. A partir disso, são realizados experimentos com usuários e integração da interface com um repositório que utiliza o padrão OBAA. Espera-se, com isso, dar início à obtenção de um número maior de metadados multimídias para que em trabalhos futuros seja efetuada uma busca mais efetiva por esse tipo de conteúdo. Através da avaliação com usuários, conclui-se que as ferramentas para segmentação de vídeo devem oferecer recursos para que o usuário consiga se contextualizar facilmente em relação ao vídeo e que possa trocar o nível de detalhamento temporal para marcação de segmentos mais precisos. Esses recursos devem ser incorporados com elementos de fácil interação como utilização de botões para marcar os pontos de início e fim do segmento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77308
Arquivos Descrição Formato
000896296.pdf (4.085Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.