Repositório Digital

A- A A+

Contribuições ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de engenharia

.

Contribuições ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de engenharia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de engenharia
Autor Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Orientador Schnaid, Fernando
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Engenharia
Ensino superior
Geotecnica
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
[en] Computer science in education
[en] Educational Technology
[en] Engineering education
[en] Geotechnical engineering
[en] Information and communication technologies
[en] Information systems
[en] Technological education
Resumo Neste trabalho, descreve-se o processo de produção de tecnologias educacionais e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), relacionando-as ao uso do ensino em Engenharia Geotécnica. Desenvolveu-se um sistema de informação baseado num modelo que integra recursos educacionais produzidos em diferentes formatos eletrônicos e um software baseado na Web para gestão destes recursos e das informações da disciplina Fundações. O software, denominado ENGEO, auxilia a estruturação do conhecimento envolvido no domínio de aplicação, fornecendo ao professor, ou equipe de gestão, ferramentas remotas de administração dos conteúdos e dos recursos educacionais. Aos alunos, a aplicação ENGEO fornece disponibilidade de informações e de conteúdo em um ambiente flexível. Este aplicativo foi desenvolvido para o curso de Engenharia Geotécnica, particularizado para Engenharia de Fundações, com o objetivo de introduzir e incentivar a utilização de sistemas baseados na Web para compartilhamento de conteúdo das disciplinas, implementar Tecnologias de Informação e Comunicação em aplicações para fins educacionais e fomentar discussões a respeito da identidade e perfil do Engenheiro e o papel da TICs no processo de formação do profissional de Engenharia.
Abstract This research describes and analyzes the production of an educational applicative based on Communication and Information Technologies (ICTs) developed for the field of Geotechnical Engineering. An information system based on a model that integrates produced educational sources in different digital formats and a Web software developed for management of these sources is described. The software, denominated as ENGEO, contains information related to the subject of Foundation Engineering. It assists structuring the knowledge in the domain of application, organizing in the Web various medias related to the subject, enabling remote administration by the lecturer or management team from tools implemented using Information and Communication Technologies (ICTs). Attempts are made to produce free and flexible assess to students of the contents of course. The experience was designed to stimulate a debate on the needs and identity of engineers and to put into perspective the role of ICTs in producing such identity.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7731
Arquivos Descrição Formato
000554887.pdf (15.72Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.