Repositório Digital

A- A A+

Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?

.

Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?
Autor Massena, Juliana Hass
Orientador Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Avaliação da educação
Ensino fundamental
Ensino público municipal
Resumo Este trabalho dá foco à progressão continuada da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS, em especial aos seus efeitos sobre as aprendizagens dos alunos. Trata-se de estudo investigativo que teve como objetivo central problematizar práticas de avaliação adotadas por professores da Rede, analisando suas concepções sobre as finalidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [EF] e o significado do processo de aprendizagem de seus alunos. As seguintes questões orientaram a investigação: Existem práticas sistematizadas de avaliação nos Anos Iniciais do EF nas escolas municipais de Eldorado do Sul? Como se caracterizam? Quais as relações entre progressão continuada e aproveitamento dos alunos? Como ocorrem as orientações aos professores quanto à progressão continuada? As posições sobre práticas avaliativas, progressão continuada e avaliação emancipatória baseiam-se nos autores Celso Vasconcellos, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffmann. Os procedimentos investigativos consistiram em análise de registros de observações realizadas ao longo de quatro anos, entrevistas semiestruturadas com professoras e análise de documentos normativos. As analises indicam que a Rede adota oficialmente um modelo de progressão continuada no ciclo de alfabetização em que as tramas do seu cotidiano estão envoltas na organização anual, com defesa da homogeneização das turmas e no processo de avaliação centrado em notas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77312
Arquivos Descrição Formato
000895682.pdf (847.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.