Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorMassena, Juliana Hasspt_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:47:05Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77312pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho dá foco à progressão continuada da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS, em especial aos seus efeitos sobre as aprendizagens dos alunos. Trata-se de estudo investigativo que teve como objetivo central problematizar práticas de avaliação adotadas por professores da Rede, analisando suas concepções sobre as finalidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [EF] e o significado do processo de aprendizagem de seus alunos. As seguintes questões orientaram a investigação: Existem práticas sistematizadas de avaliação nos Anos Iniciais do EF nas escolas municipais de Eldorado do Sul? Como se caracterizam? Quais as relações entre progressão continuada e aproveitamento dos alunos? Como ocorrem as orientações aos professores quanto à progressão continuada? As posições sobre práticas avaliativas, progressão continuada e avaliação emancipatória baseiam-se nos autores Celso Vasconcellos, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffmann. Os procedimentos investigativos consistiram em análise de registros de observações realizadas ao longo de quatro anos, entrevistas semiestruturadas com professoras e análise de documentos normativos. As analises indicam que a Rede adota oficialmente um modelo de progressão continuada no ciclo de alfabetização em que as tramas do seu cotidiano estão envoltas na organização anual, com defesa da homogeneização das turmas e no processo de avaliação centrado em notas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePráticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895682pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples