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Gestão de risco em instituição bancária : uma avaliação sobre a análise de crédito

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Gestão de risco em instituição bancária : uma avaliação sobre a análise de crédito

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Título Gestão de risco em instituição bancária : uma avaliação sobre a análise de crédito
Autor Guarienti, Anie Carolina Tonial
Orientador Terra, Paulo Renato Soares
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Análise de crédito
Gestão de risco
Resumo A Gestão de Riscos, tema base deste trabalho, é um processo em evolução e a cada dia é mais utilizado, tendo papel fundamental como meio de minimizar perdas e aprimorar o desempenho das empresas. No Setor Financeiro a Gestão de Riscos tem a função de contribuir com a consolidação e com a rentabilidade das instituições. Em uma instituição financeira a Gestão de Riscos é realizada em várias instâncias e com a utilização de várias ferramentas, nas agências uma ferramenta comumente utilizada é a Análise de Crédito dos Clientes - ANC. Assim o objetivo geral deste trabalho é analisar a Gestão de Riscos no Banco América com enfoque para a Análise de Crédito. Nesta perspectiva foi realizada revisão de bibliografia e foram entrevistados funcionários do Banco América – Agência Guarapuava. Através da análise do resultado das entrevistas e com base nas referências bibliográficas verifica-se que a gestão de risco é um processo imprescindível para o sistema financeiro, sendo que no Banco América as ações envolvem todas as instâncias da instituição. Também se verifica que os bancos estão expostos a uma grande variedade de riscos em constante evolução, sendo o risco de crédito um dos principais, pois, está relacionado diretamente aos negócios das instituições financeiras. Quanto à análise sobre o uso do sistema análise de crédito, percebe-se que a ferramenta é amplamente utilizada pelos funcionários, é confiável e seu resultado é extremamente dependente da qualidade das informações dos cadastros dos clientes; e ainda como sugestões para seu aprimoramento estão às capacitações continuadas dos funcionários, a incorporação de informações qualitativas e aprimoramento do processo de cadastro dos clientes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77345
Arquivos Descrição Formato
000877544.pdf (362.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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