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Adequação do perfil de investimento dos clientes da Agência Zona Norte

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Adequação do perfil de investimento dos clientes da Agência Zona Norte

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Título Adequação do perfil de investimento dos clientes da Agência Zona Norte
Autor Oliveira, Átila José Freitas de
Orientador Procianoy, Jairo Laser
Co-orientador Grings, Ricardo Jose
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Carteiras de investimento
Perfil de investimento
Resumo A presente pesquisa analisou uma das carteiras de clientes do Banco do Brasil S/A, da agência Zona Norte, situada no bairro Sarandi, em Porto Alegre, que possuem atendimento personalizado, segmentadas pela renda - entre quatro mil a seis mil reais e investimentos entre quarenta a cem mil reais - no nível de relacionamento C. Dessa maneira, percebeu-se que, em um universo de, aproximadamente, quatrocentos e sessenta clientes, a sua quase totalidade não possuía claramente definido o seu perfil de investidor, além de não saberem quais eram os produtos normalmente indicados pelo BB para que atingissem seus objetivos. Frente às constatações, surge a questão problema de pesquisa: analisar a alocação de investimentos dos clientes de acordo com o direcionamento de recursos constatado na análise de perfil e verificar quais são os produtos mais adequados para esses clientes. O objetivo principal da pesquisa é analisar o comportamento dos clientes do Banco do Brasil pertencentes à carteira de nível de relacionamento C em relação aos seus investimentos e demonstrar, através do estudo, que a assessoria financeira do banco segue estratégias de investimento eficazes para a satistação das necessidades dos seus clientes. A pesquisa responderá a quatro objetivos específicos da questão problema apresentada: 1) Examinar a alocação de investimentos dos clientes no nível de relacionamento C; 2) Identificar o perfil dos clientes, através da análise do perfil do investidor; 3) Avaliar se os produtos indicados pelo Banco podem melhorar o padrão de alocação de recursos dos clientes; 4) Propor ações para prestar assessoria financeira eficaz a esses clientes. Os instrumentos de coletas de dados selecionados foram: o método 5w 2h, onde foram mapeadas as atividades de investigação da alocação de investimentos, a aplicação do questionário API, a análise e a interpretação dos questionários, o enquadramento de perfil e as sugestões de investimento para os investidores e interessados em investir.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77349
Arquivos Descrição Formato
000877556.pdf (960.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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