Repositório Digital

A- A A+

Gestão estratégica no setor cooperativista agrícola do Paraná : um estudo de caso

.

Gestão estratégica no setor cooperativista agrícola do Paraná : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão estratégica no setor cooperativista agrícola do Paraná : um estudo de caso
Autor Zandonadi, Cesar Roberto
Orientador Padula, Antonio Domingos
Co-orientador Neutzling, Daiane Mülling
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Competitividade
Corporativismo
Estratégias
Resumo O cooperativismo possui grande relevância econômica e social para o agronegócio paranaense, por isso seu estudo torna-se fundamental para entendimento da atual situação econômica do agronegócio no estado. As cooperativas interferem em duas esferas no desenvolvimento de seus cooperados: a econômica através de melhoria e distribuição de renda e social com inclusão social e de novos conhecimentos. Buscou-se através do estudo das forças competitivas que influenciam a gestão estratégica da cooperativa agropecuária Coamo Agroindustrial Cooperativa contextualizar o sistema cooperativo e as forças competitivas que interferem na mesma. O objetivo do trabalho foi justamente o de identificar e analisar as estratégias competitivas adotadas por uma cooperativa agrícola diante das forças competitivas e o ambiente no qual a cooperativa está inserida. Para o objetivo ser alcançado estudou-se o material já publicado sobre o sistema cooperativo e de gestão estratégica, com atenção especial as cinco forças competitivas apresentadas por Porter (1986). A pesquisa é de natureza qualitativa, através de estudo de caso da Coamo Agroindustrial Cooperativa, contando com entrevista semi-estruturada direcionada a uma amostra de gestores da cooperativa e análise da situação levantada. Através do estudo observou-se a importância do sistema cooperativista paranaense e as estratégias competitivas adotadas pela cooperativa estudada, seu diferencial de mercado e estratégias para manutenção da condição financeira sólida, pautada em conceitos de atuação junto ao mercado e política de compras, criação de empresas correlatas à atividade principal da empresa, aumento da área de atuação e número de cooperados, respaldada em uma análise criteriosa na concessão de crédito.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77358
Arquivos Descrição Formato
000877773.pdf (352.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.