Repositório Digital

A- A A+

Análise da viabilidade econômico-financeira de uma empresa de prestação de serviços auxiliares ao segmento imobiliário

.

Análise da viabilidade econômico-financeira de uma empresa de prestação de serviços auxiliares ao segmento imobiliário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da viabilidade econômico-financeira de uma empresa de prestação de serviços auxiliares ao segmento imobiliário
Autor Souza, Bernardo Augusto de
Orientador Lamb, Roberto
Co-orientador Macêdo, Guilherme Ribeiro de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Análise financeira
Viabilidade econômica
Viabilidade financeira
Resumo O presente estudo de caso trata da análise de viabilidade econômica e financeira de uma empresa de prestação de serviços auxiliares no ramo imobiliário. O caso concreto tem por base a empresa K3 ENGENHARIA E ARQUITETURA LTDA.-ME, cujas principais atividades são a regularização de imóveis e a elaboração de projetos arquitetônicos e que, apesar de já constituída, atua no mercado de maneira informal, sem sede fixa para atendimento aos clientes, pretendendo, no entanto, formalizar seu negócio por meio do estabelecimento de uma sede empresarial. Inicialmente é traçado um referencial teórico, com a síntese de alguns autores sobre a análise de investimentos. Nesse referencial teórico são trabalhados os métodos do Período de Recuperação do Investimento (Payback), do Valor Presente Líquido (VPL), e da Taxa Interna de Retorno (TIR). Em seguida procede-se a apresentação dos dados financeiros da empresa, relativos ao exercício de 2011 e que, apesar de não serem totalmente precisos, constituíram o período base para a análise, cujo fluxo de caixa revela-se positivo em quase R$ 90.000,00. Para formalização do negócio, a análise foi dividida em dois projetos distintos – o Projeto I, contemplando o aluguel de uma sede, e o Projeto II, tratando da aquisição de uma sede própria. A análise, baseada nas metodologias de Payback, VPL e TIR, revela que ambos os projetos são aceitáveis, mas recomenda a adoção inicial do Projeto I, pois há recursos próprios para o investimento. A análise também revela a necessidade urgente de implementação de controles financeiros por parte da empresa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77366
Arquivos Descrição Formato
000877574.pdf (285.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.