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Análise do programa de QVT aplicado em uma agência bancária : Quick Massage

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Análise do programa de QVT aplicado em uma agência bancária : Quick Massage

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Título Análise do programa de QVT aplicado em uma agência bancária : Quick Massage
Autor Suguinoshita, Eliane Cristina de Lima Couto
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Massagem
Qualidade de vida no trabalho
Resumo Atualmente, a qualidade de vida no trabalho envolvendo tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho, tem recebido a atenção das empresas, visto que torna o ambiente mais saudável e a empresa mais competitiva e produtiva. Esta é a principal função da QVT e está baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento do indivíduo pessoal e profissionalmente, facilita a ambiência do trabalho e favorece ao profissional ser mais feliz e realizado. Fundamentado nestes conceitos e buscando a implementação de ações que convirjam para o bem-estar proposto, este estudo tem por objetivo avaliar a satisfação dos funcionários do Banco Y - agência Registro, em relação ao programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Quick Massage, disponibilizado na referida agência. O programa está disponível a todos os funcionários da agência, que recebem uma vez por semana a aplicação de massagem em cadeira adaptada realizada por uma fisioterapeuta contratada pelo banco. Como objetivos específicos a pesquisa busca compreender a percepção dos funcionários em relação ao programa QVT adotado na agência, com ênfase no Quick Massage; identificar pontos favoráveis e desfavoráveis do programa de QVT pesquisado, de acordo com a opinião dos participantes e propor oportunidades de melhorias, de acordo com os resultados obtidos, sugerindo novos enfoques que otimizem a satisfação dos funcionários analisados. Para a coleta de dados foi utilizado aplicou-se um questionário com seis questões abertas e três fechadas. Após, os dados foram estatisticamente tratados, e em seguida feitas as análises quantitativa e qualitativa dos mesmos visando a elaboração da interpretação, a fim de se alcançar a resposta para o problema da pesquisa. Esses dados possibilitaram constatar que o programa é bem avaliado pelos funcionários, tendo um alcance expressivo, já que mais de 60% dos funcionários que responderam a pesquisa participam da massagem. Em relação à busca da qualidade de vida no trabalho, pôde-se elencar algumas sugestões propostas pelos próprios funcionários, esperando-se que a empresa possa otimiz ar o programa de QVT da agência Y e da mesma forma que a pesquisa possa contribuir para a melhoria de vida pessoal de cada funcionário.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77377
Arquivos Descrição Formato
000879663.pdf (695.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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