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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorFreire, Claudemir Josépt_BR
dc.date.accessioned2013-08-28T01:48:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77382pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a aceitação de cartão de crédito e de débito como meio de pagamento, pelas empresas do varejo associadas à Associação Comercial Empresarial de Guaraniaçú/PR – ACEG. Além de identificar quais empresas aceitam pagamento com carão, deu-se ênfase em identificar a percepção dos empresários quanto aos fatores positivos desta aceitação e os fatores que impossibilitam as empresas do varejo local aderir ao sistema de pagamento por meio de cartões. Com as informações obtidas por meio de questionário aplicado junto ao conjunto de empresas classificadas como varejistas com atuação comercial na área de abrangência da ACEG, foi possível identificar que o empresariado local tem um posicionamento de não incentivar o uso de cartões, face ao comportamento do consumidor em preferir o crédito próprio oferecido pelas empresas. Analisando o mercado de cartões no Brasil, os números demonstram o enorme potencial de crescimento da utilização de cartões de crédito e de débito como forma de pagamento, em razão do grande número de cartões emitidos e o fato de existir consumidores com preferência em utilizar este meio eletrônico de pagamento, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em outubro de 2010. Dentre os fatores de resistência do empresariado local em aderir ao pagamento com cartões, o principal é o elevado percentual cobrado sobre o valor da transação. Há também, aspectos positivos a se considerar. A pesquisa revela que, entre outros benefícios e vantagens, os pagamentos com cartão representam liquidez imediata, o que propicia às empresas trabalhar com fluxos de caixa mais regulares, eliminando o risco da inadimplência. Conciliar os aspectos de comodidade, modernidade e progresso do uso de cartões para pagamento com custos menores para toda a sociedade ainda é o grande desafio, apesar dos esforços existentes para regulação da indústria de cartões no Brasil. Os resultados demonstram a necessidade de promoção de medidas para o desenvolvimento de estratégias de atuação, da ACEG e associados, que aumentem o nível de utilização dos cartões de crédito e de débito no varejo da cidade de Guaraniaçú, principalmente em razão da liquidez nesta forma de pagamento e o alto índice de inadimplência observado nas carteiras de crédito próprios das empresas pesquisadas. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva com aplicação do método de pesquisa Survey. A relevância do estudo se pauta na asserção de que os dados que foram levantados quanto ao aumento da participação do cartão de crédito e de débito como meio de pagamento, poderão contribuir para que os empresários associados da ACEG venham a ter na aceitação do cartão em seus estabelecimentos uma ampliação dos seus negócios bem como para o desenvolvimento de estratégias de atuação da associação na busca de melhorias no relacionamento entre varejistas e a indústria de cartões.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPagamento com cartãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAnálise da aceitação do cartão de crédito e débito como meio de pagamento no varejo de Guaraniaçu - PRpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPetroll, Martin de La Martinièrept_BR
dc.identifier.nrb000877925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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