Repositório Digital

A- A A+

Contribuição dos programas de MBA a distância em termos de aplicação do conhecimento : um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos funcionários do Banco Alfa

.

Contribuição dos programas de MBA a distância em termos de aplicação do conhecimento : um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos funcionários do Banco Alfa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição dos programas de MBA a distância em termos de aplicação do conhecimento : um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos funcionários do Banco Alfa
Autor Venturini, Fábio Marcelo Silva
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Desenvolvimento profissional
Educação à distância
MBA : Master in Business Administration
[en] Career
[en] Distance education
[en] Self-development
Resumo Este estudo aborda o tema de educação a distância como ferramenta para o autodesenvolvimento e carreira profissional dos funcionários do Banco Alfa, observando a necessidade atual de contínuo aperfeiçoamento exigido pelo mercado e as dificuldades de conciliar a escassez de tempo para se dedicar a uma educação convencional. A construção deste projeto se apóia na importância da educação a distância, abordada por Fredric Litto e Marcos Formiga em seus estudos sobre o tema, para a busca do autodesenvolvimento que atualmente se tornou indispensável para o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos, aliado à idéia do novo perfil do profissional que toma para si o controle e gestão de sua carreira. O objetivo geral desta pesquisa buscou avaliar a contribuição dos programas de MBA a distância, oferecidos por instituições de ensino externas em parceria com o Banco, para o desenvolvimento profissional dos funcionários do Banco Alfa que participam ou já participaram desses programas. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizado o método de pesquisa “Survey”, classificado como exploratório, tendo uma abordagem quantitativa e formado por uma amostra não-probabilística de 1.035 funcionários. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado por e-mail, sendo os dados obtidos, analisados pelo seu conteúdo e sua distribuição de freqüência de forma comparativa. Após a tabulação e análise dos dados, se pode verificar que a maioria das pessoas que responderam a pesquisa, representando um índice de 97%, perceberam que a participação nos programas de educação a distância, objeto deste trabalho, trouxe benefícios para seu autodesenvolvimento, para seu desempenho no trabalho e alavancagem da carreira dentro da empresa. Desta forma ficou evidenciado que as modalidades de ensino a distância, apesar de ainda estarem em franco desenvolvimento no país, na percepção da maioria dos respondentes, representam uma excelente ferramenta, tanto de uso pessoal quanto organizacional, para busca de autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Abstract This paper addresses the topic of distance education as a tool for self development and work career of Alfa Bank employees, observing the present need for the continuous improvement required by the market and the difficulties of reconciling the shortage of time to devote to a conventional education. The construction of this project rests on distance education importance, approached by Fredric Litto and Marcos Formiga on their studies about this subject-matter, to the pursuit of self-development that actually is indispensable for the individuals personal and professional growth, allied to the idea of the new professional profile that takes on the control and management of his career. The objective of this research is to evaluate the contribution of distance MBA programs, offered by external educational institutions in partnership with the Bank, to the professional development of Alfa Bank employees, who participate or have participated in these programs. To reach the proposed objective was used the “Survey” research method, classified as exploratory, taking a quantitative approach and formed by a non probabilistic sample. For data collection was used a questionnaire with closed and open questions that was applied by e-mail, and the obtained data analyzed for their content and their frequency distribution in comparative way. After tabulating and analyzing data, it was able to see that the majority of respondents to the survey, representing a 97% rate, perceived that participation in distance education programs, object of this work, has brought benefits to their own development, to their job performance and career leverage inside the company. Then it was evident that the arrangements for distance education, although they are still increasing in the country, the perception of most respondents, represent an excellent tool, both for personal and organizational, to search for personal and professional self-development.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77394
Arquivos Descrição Formato
000880080.pdf (301.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.