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Seguro de vida : um mercado a ser explorado

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Seguro de vida : um mercado a ser explorado

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Título Seguro de vida : um mercado a ser explorado
Autor Cordeiro, Fátima Santin
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Co-orientador Esteves, Priscila Silva
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Pato Branco (PR)
Seguro de vida
Seguros
Resumo O sistema de seguros no Brasil ainda está em desvantagem em comparação a outros países, este fato é relacionado à cultura fechada do brasileiro frente ao produto. No Brasil a receita apurada foi de 3,52% correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em outras nações este porcentual chega a alcançar o dobro (seguros+previdência+capitalização). Observa-se que o seguro de vida no Brasil, tem apresentado baixo índice de consumo com relação ao número da população, isto demonstra que não esta na cultura do brasileiro adquirir seguro de vida como forma de deixar herança para os familiares nem há a preocupação com o futuro no caso de invalidez. Estes fatos demonstram baixo nível de consumo e um vasto campo a ser trabalhado. Na cidade de Pato Branco, Paraná, verifica-se que a população e resistente para adquirir seguro de vida, diante desta realidade, e que este trabalho buscara desenvolver um plano de marketing para descobrir quais as dificuldades, paradigmas, questões culturais e verificar se os funcionários têm conhecimento sobre o produto. O objetivo será desenvolver um plano de marketing com ações para aumentar a venda de seguro de vida na agência do Banco BB de Pato Branco. O modelo do plano de marketing escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi do professor doutor Fernando Bins Luce. Para enriquecer a pesquisa será realizada pesquisa nos sites reguladores e oficiais da concorrência para verificar a atual participação no mercado segurador, em especial no ramo vida. Na agencia do Banco BB, será realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário a funcionários e clientes para verificar as principais dificuldades de ambas as partes a comercialização do seguro de vida. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado da seguinte maneira: treinamento aos funcionários; incentivo e explanação detalhada das coberturas e assistências do seguro de vida para os clientes que nunca contrataram; frisar a importância do seguro para as pessoas e mostrar as varias opções, com preços e coberturas variadas de acordo com a situação financeira do cliente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77400
Arquivos Descrição Formato
000880246.pdf (582.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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