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Endomarketing : uma visão estratégica de comunicação

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Endomarketing : uma visão estratégica de comunicação

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Título Endomarketing : uma visão estratégica de comunicação
Autor Rizzi, Emerson Morais
Orientador Luce, Fernando Bins
Co-orientador Schweig, Cristine
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Comunicação estratégica
Endomarketing
Setor bancário
Resumo As empresas têm um grande desafio nesse novo século: “é o momento de reinvenção” frente à competitividade acirrada (Brum, 1995). Especialmente no caso do varejo de negócios financeiros, é preciso adotar estratégias que garantam aumento no nível de excelência. Segundo Gronroos (1995), uma das formas mais eficazes de desenvolver uma equipe para competição de mercado é através da estratégia de um plano de endomarketing na empresa, onde é disseminado uma cultura de serviços, com ações internas de desenvolvimento da equipe, baseada na comunicação e conhecimento do trabalho. A caracterização do processo de comunicação interna, assim como, os fatores da satisfação dos funcionários são tratados pelo endomarketing como desafios para motivação, valorização do cliente interno, os “funcionários”. O presente trabalho aborda este tema através de uma pesquisa quantitativa, cujo objetivo geral é investigar as formas de comunicação interna na empresa, sua influencia para motivação da equipe, satisfação do cliente interno (funcionários). A metodologia de pesquisa utilizada foi a Survey, via aplicação de questionário a uma equipe do setor de análise de investimentos de longo prazo, pertencente ao departamento CSO – Centro de Suporte Operacional do Banco Crediart. Nota-se que, em geral, o cliente interno está interessado na informação como forma de compartilhar os objetivos da empresa, utiliza-se de todos os canais disponíveis na empresa para atualizações das informações corporativas. Os resultados apontam ainda para o grande interesse dos funcionários em seu desenvolvimento profissional via cursos e treinamentos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77410
Arquivos Descrição Formato
000879877.pdf (264.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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