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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorRizzi, Emerson Moraispt_BR
dc.date.accessioned2013-08-28T01:48:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77410pt_BR
dc.description.abstractAs empresas têm um grande desafio nesse novo século: “é o momento de reinvenção” frente à competitividade acirrada (Brum, 1995). Especialmente no caso do varejo de negócios financeiros, é preciso adotar estratégias que garantam aumento no nível de excelência. Segundo Gronroos (1995), uma das formas mais eficazes de desenvolver uma equipe para competição de mercado é através da estratégia de um plano de endomarketing na empresa, onde é disseminado uma cultura de serviços, com ações internas de desenvolvimento da equipe, baseada na comunicação e conhecimento do trabalho. A caracterização do processo de comunicação interna, assim como, os fatores da satisfação dos funcionários são tratados pelo endomarketing como desafios para motivação, valorização do cliente interno, os “funcionários”. O presente trabalho aborda este tema através de uma pesquisa quantitativa, cujo objetivo geral é investigar as formas de comunicação interna na empresa, sua influencia para motivação da equipe, satisfação do cliente interno (funcionários). A metodologia de pesquisa utilizada foi a Survey, via aplicação de questionário a uma equipe do setor de análise de investimentos de longo prazo, pertencente ao departamento CSO – Centro de Suporte Operacional do Banco Crediart. Nota-se que, em geral, o cliente interno está interessado na informação como forma de compartilhar os objetivos da empresa, utiliza-se de todos os canais disponíveis na empresa para atualizações das informações corporativas. Os resultados apontam ainda para o grande interesse dos funcionários em seu desenvolvimento profissional via cursos e treinamentos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titleEndomarketing : uma visão estratégica de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchweig, Cristinept_BR
dc.identifier.nrb000879877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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