Repositório Digital

A- A A+

O pós-marketing como fidelizador dos clientes sob a visão dos funcionários bancários

.

O pós-marketing como fidelizador dos clientes sob a visão dos funcionários bancários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O pós-marketing como fidelizador dos clientes sob a visão dos funcionários bancários
Autor Dias, Gislene Brediks
Orientador Klering, Luis Roque
Co-orientador Bossle, Marilia Bonzanini
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Fidelização
Marketing
Resumo Este trabalho aborda a opinião dos funcionários/gerentes das agências nível 4(quatro) pertencentes a uma gerência regional do Paraná, com relação a dois fatores fortemente referenciados pelo marketing de relacionamento, que são o pós-marketing/pós-venda e a fidelização dos clientes. Um dos aspectos levados em consideração foi o histórico evolutivo do marketing na vida das pessoas e conseqüentemente dos clientes bancários, ou seja, o fato de que hoje o marketing é voltado para o cliente, recebendo o nome de marketing de relacionamento, por via do qual se busca proporcionar relacionamentos duradouros. Hoje a busca pelo relacionamento duradouro encontra dificuldade diante da forte concorrência e da pouca diferença existente entre os produtos bancários. Diante do exposto vislumbra-se que um dos diferenciais que pode auxiliar no processo de fidelização dos clientes bancários é o pós-marketing/pós-venda, pelo qual se atribui maior valorização do cliente. Com base nisto o objetivo deste trabalho foi a verificação da opinião dos funcionários do que é o pós-marketing, como e quando utilizá-lo, bem como verificar se acreditam ser possível a prática do pós-marketing na atual rotina de trabalho, se acreditam que o pós-marketing vai ao encontro da política mercadológica do banco, se é um diferencial frente aos demais bancos e se de fato pode ser fidelizador do cliente. O estudo foi realizado através de entrevistas em profundidade, onde os respondentes foram os gestores das agências nível 4 (quatro) de uma gerência regional do Paraná. Analisando os dados coletados pode-se concluir que os funcionários/gerentes têm conhecimento do que é o pós-marketing e de como e quando empregá-lo, porém a grande maioria não acha ser possível sua aplicação no cotidiano bancário, mesmo acreditando ser um diferencial fidelizador que vai ao encontro da política mercadológica do banco.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77426
Arquivos Descrição Formato
000892779.pdf (441.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.