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dc.contributor.advisorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorDias, Gislene Bredikspt_BR
dc.date.accessioned2013-08-29T01:47:06Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77426pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a opinião dos funcionários/gerentes das agências nível 4(quatro) pertencentes a uma gerência regional do Paraná, com relação a dois fatores fortemente referenciados pelo marketing de relacionamento, que são o pós-marketing/pós-venda e a fidelização dos clientes. Um dos aspectos levados em consideração foi o histórico evolutivo do marketing na vida das pessoas e conseqüentemente dos clientes bancários, ou seja, o fato de que hoje o marketing é voltado para o cliente, recebendo o nome de marketing de relacionamento, por via do qual se busca proporcionar relacionamentos duradouros. Hoje a busca pelo relacionamento duradouro encontra dificuldade diante da forte concorrência e da pouca diferença existente entre os produtos bancários. Diante do exposto vislumbra-se que um dos diferenciais que pode auxiliar no processo de fidelização dos clientes bancários é o pós-marketing/pós-venda, pelo qual se atribui maior valorização do cliente. Com base nisto o objetivo deste trabalho foi a verificação da opinião dos funcionários do que é o pós-marketing, como e quando utilizá-lo, bem como verificar se acreditam ser possível a prática do pós-marketing na atual rotina de trabalho, se acreditam que o pós-marketing vai ao encontro da política mercadológica do banco, se é um diferencial frente aos demais bancos e se de fato pode ser fidelizador do cliente. O estudo foi realizado através de entrevistas em profundidade, onde os respondentes foram os gestores das agências nível 4 (quatro) de uma gerência regional do Paraná. Analisando os dados coletados pode-se concluir que os funcionários/gerentes têm conhecimento do que é o pós-marketing e de como e quando empregá-lo, porém a grande maioria não acha ser possível sua aplicação no cotidiano bancário, mesmo acreditando ser um diferencial fidelizador que vai ao encontro da política mercadológica do banco.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.titleO pós-marketing como fidelizador dos clientes sob a visão dos funcionários bancáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.identifier.nrb000892779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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