Repositório Digital

A- A A+

O que motiva os funcionários do Banco Alfa? : um olhar sobre a agência Medianeira-PR

.

O que motiva os funcionários do Banco Alfa? : um olhar sobre a agência Medianeira-PR

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O que motiva os funcionários do Banco Alfa? : um olhar sobre a agência Medianeira-PR
Autor Donin, Joel
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Gestão de pessoas
Motivação
Resumo Esta monografia analisa quais fatores influenciam a satisfação e motivação no trabalho dos funcionários do Banco Alfa em Medianeira-PR, analisando a percepção da qualidade do clima organizacional considerando o perfil dos colaboradores. O método de pesquisa é um estudo de caso, com caráter qualitativo e descritivo, tendo sido escolhida a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Como técnica de coleta de dados foi aplicado questionários a quatorze colaboradores da agência em estudo. Para a interpretação dos dados, adotou-se basicamente o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”, uma vez que, possibilitou uma melhor interpretação dos resultados em razão dos questionamentos tratarem-se de questões abertas. Os resultados são apresentados em dez Categorias Iniciais, quatro Categorias Intermediárias e duas Categorias Finais, que são: “Fatores Motivadores e Fatores Higiênicos”. Os resultados obtidos apontam que os Fatores Motivadores “Realização profissional e O gosto pelo trabalho” e os Fatores Higiênicos “Estabilidade e Remuneração” são os que mais influenciam positivamente na satisfação e motivação dos servidores. Em contrapartida, os Fatores Higiênicos “Condições de Trabalho, Comunicação e Burocracia” e os Fatores Motivadores “Produtividade e Reconhecimento Profissional” são os que mais geram insatisfação no trabalho. Os resultados também indicam falhas na política de recursos humanos por parte da organização, que precisam ser revistas para propiciar condições para o aumento da satisfação e motivação dos servidores. São apresentadas sugestões (algumas dos próprios funcionários) para a melhora do clima organizacional e consequente motivação. O estudo sugere que seja procedida uma posterior ampliação de enfoque, para contemplar todos os funcionários da Agência do Banco Alfa de Medianeira.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77432
Arquivos Descrição Formato
000894552.pdf (1.603Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.